Portugal em alerta amarelo com a chegada da tempestade ‘Aitor’.

Portugal está em alerta amarelo com a chegada da tempestade ‘Aitor’. O outono mal começou e já traz a primeira tempestade significativa da estação para Portugal.

Nomeada Aitor, esta tempestade, prevista para os dias 25 e 26 de setembro, poderá causar inundações e derrocadas, especialmente nas regiões Norte e Centro do país.

- Advertisement -

A tempestade Aitor está ligada a um “rio atmosférico” associado ao ex-furacão Gordon, que traz consigo uma transição abrupta de condições secas e quentes para um clima mais húmido e instável.

Na terça-feira, espera-se apenas chuva fraca, mas a situação muda drasticamente na quarta-feira, com chuva intensa e persistente, particularmente nas áreas do Minho e Douro Litoral.

O risco de inundações e deslizamentos de terras aumenta significativamente no Norte e Centro, especialmente em zonas montanhosas e em regiões recentemente afetadas por grandes incêndios, onde a erosão do solo pode agravar o impacto das chuvas.

Apesar do Norte e Centro serem as zonas mais atingidas, o Baixo Alentejo e o Algarve deverão ser poupados da tempestade, enquanto na Área Metropolitana de Lisboa espera-se uma precipitação moderada, com acumulações de 5 a 10 mm de chuva na manhã de quinta-feira, 26 de setembro.

Artigos Relacionados

A Ferver

Populares

Gente que vomita definições e certezas é igual a erva daninha!

Passar pela vida sem nunca topar com os “adoráveis donos da verdade” é quase tão impossível quanto fazer mergulhos no Mar Morto; escalar o...